A Semana

É com muita alegria que anunciamos a Semana da Cultura do Chá no Brasil, que visa  promover a cultura e a história do chá em nosso país. Organizado pelo grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá, o primeiro evento ocorreu entre os dias 1º a 7 de agosto de 2022, oferecendo atividades relacionadas ao chá de forma híbrida, ao público geral.

Com conteúdo educacional online e serviços especiais em estabelecimentos, as atividades serão oferecidas pela comunidade do setor, composta pelos diferentes segmentos que compõem o mercado de chá brasileiro: importadores e fornecedores, lojas, casas de chá, empórios, mercados, cafés, Especialistas em Chá, Sommeliers de Chá, Tea Blenders e amantes da área. Com mais de 100 empresas já confirmadas até o momento, todas unidas de forma voluntária, nosso objetivo é o de compartilhar experiências e conteúdos de qualidade sobre a Camellia sinensis. Reconhecendo sua importância na história do país, queremos incentivar a produção e o consumo dessa bebida milenar, visando consolidar esse mercado tão promissor.

O Brasil multicultural, há muitos anos recebeu o chá e o acolheu, estabelecendo por aqui uma comunidade forte em torno da bebida, criando laços internacionais, gerando empregos, conquistando apaixonados pela sua cultura e dando a ele o valor de um produto gastronômico natural e saudável. Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%. Comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.

Para o evento, formaremos uma grade completa de atividades visando o chá especial (Camellia sinensis e Blends) coordenadas por todas as regiões do Brasil. As atividades nacionais serão realizadas de forma online, em uma programação principal. Já os eventos regionais, poderão ser online ou presenciais, conforme a programação de cada estado. Durante toda semana, oferecemos atividades relacionadas ao chá, com aulas, exposições, degustações, performances, palestras, workshops e muito mais! 

Essa  iniciativa nasceu através de amantes e profissionais do chá que desejam um mercado e comunidade cada vez maior no Brasil, idealizado pelo grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá, formado por alunos empreendedores da Escola de Chá Embahú®. Diretamente envolvidos na organização, estão nove representantes do grupo: Adriana Ferreira, Claudia Sant´Anna, Daniela Folquitto, Daniela Pirozzi, Elizeth van der Vorst, Eloína Telho, Ligia Gabbi e Luciana Maira, que trabalham sob  a mentoria de Yuri Hayashi, fundadora da Escola.

Para acompanhar a Semana não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre chá, o intuito do evento é justamente desmistificar o chá junto ao público geral, trazendo informação de qualidade sobre o consumo e sobre os diversos aspectos dessa cultura. Para quem já é um amante da bebida, será uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e estreitar laços junto àqueles que se dedicam a propagar o consumo do chá no país.

Para que o evento tenha sucesso, contamos com o apoio e participação de todos que acreditam no mercado de chá brasileiro. Por isso, se você trabalha no mercado do chá, independente do nicho, e gostaria de colaborar de alguma forma, entre em contato com a organização. Se você é amante do chá e quer acompanhar o evento e participar das atividades, siga nosso perfil oficial no Instagram: @semanadocha.
É por esse canal que divulgaremos toda a programação e novidades em conjunto do site www.semanadocha.com.br.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Semana da Cultura do Chá no Brasil – evento bienal (edições passadas: 2022 e 2024)
@semanadocha e www.semanadocha.com.br